quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Amem! (prte 2)

(continuação)

Ef.5. 25 Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela 26 para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,  2 e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.


Οἱ ἄνδρες, ἀγαπᾶτε τὰς γυναῖκας, καθὼς καὶ ὁ Χριστὸς ἠγάπησεν τὴν ἐκκλησίαν καὶ ἑαυτὸν παρέδωκεν ὑπὲρ αὐτῆς, ἵνα αὐτὴν ἁγιάσῃ καθαρίσας τῷ λουτρῷ τοῦ ὕδατος ἐν ῥήματι, καὶ περιπατεῖτε ἐν ἀγάπῃ, καθὼς καὶ ὁ Χριστὸς ἠγάπησεν ἡμᾶς καὶ παρέδωκεν ἑαυτὸν ὑπὲρ ἡμῶν προσφορὰν καὶ θυσίαν τῷ θεῷ εἰς ὀσμὴν εὐωδίας.


      4o: "vivam" - περιπατεῖτε (v.2). Há várias possibilidades para "viver"em grego. O verbo aqui significa andar. Assim, o viver cristão TEM  que ser ativo, em movimento, gerando bênçãos e frutos espirituais.  Tiago 1:27 -  A religiäo ( o termo original significa adoração) pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfäos e as viúvas nas suas tribulaçöes, e guardar-se da corrupçäo do mundo.  percebeu?! É algo ativo, gerador, transformador de pessoas e realidades. E esse não é o único versículo. O Senhor Jesus, em Seu ministério pessoal aqui (registrado principalmente nos 4 evangelhos e Atos) vivia enfatizando o quanto nossa devoção a Deus deve ser prática e atuante, atingindo as pessoas ao nosso redor! O verso aqui analizado diz que esse andar deve ser naquele amor incondicionado pela pessoa amada ou circunstância, qualquer que seja (ἐν ἀγάπῃ), pois foi com esse tipo de amor ou atitude que Cristo nos amou (ὁ Χριστὸς ἠγάπησεν ἡμᾶς) e fez com que se desse/ entregasse por nós.
      5o: "oferta e sacrifício". Qual a diferença?
                      Oferta - προσφορὰν - aquilo que se leva diante de. O que temos colocado diante / a disposição de nosso Deus? Nossa vida, nossos desejos, nosso potencial, nossa inteligência, nosso tempo, nossos projetos de vida, nossas decisões das menos às mais impostantes, nosso sustento, nosso emprego, estudo, família,...? O que Ele pode usar, autorizado por nós, como bem quiser? Se Ele disser agora: "Mude ISSO em sua vida  para ESSA outra forma a partir de agora", qual será nossa reação?
                       Sacrifício - é justamente o abrir mão daquilo que está no centro de nosso coração, nosso desejo maior, nosso sonho mais dourado, para que a vontade de Deus seja cumprida em nossa vida e na de outros?  Quanto maior nossa convicção real de que Deus sabe o que é melhor, de que fazer Sua vontade é o melhor investimento possível, que nossa vida aqui na Terra não é senão uma rápida passagem e que o verdadeiro investimento é aquele que traz retorno - inclusive para nós mesmos, os galardões - eterno e celestial, e que é tolice é tolice prender nossa vista nas coisas que não subirão... sim, quanto maior essa convição, meor a dor do sacrifício e maior a facilidade de chamar esse sacrifício de privilégio/ honra!
         
           *Senhor, segure firme em nossas mãos para podermos ser mais parecidos com Jesus! Em nome dEle,... Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário